- Área: 8 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Jeroen Musch Photography
-
Fabricantes: Glasimpex
Uma nova conexão entre dois monumentos
Van Stigt Thans ocupa um edifício catalogado, refinado e elegante em Lange Nieuwstraat en Schiedam. Em 2003 os arquitetos e urbanistas Mei construíram uma extensão de vidro no térreo para conectar com o armazém monumental contíguo comprado por Van Stigt Thans.
Agora que o último pavimento de ambos os edifícios será utilizado para fins residenciais, Van Stigt Thans pediu a Mei a construção de uma segunda ponte. Este é um desafio complexo devido à dificuldade de salvar a diferença de altura, as demandas que surgem com o trabalho numa estrutura catalogada e a necessidade de privacidade. A proposta de projeto foi imediatamente recebida com entusiasmo pelo comitê municipal de revisão de projeto para licenças de novas obras e monumentos, precisamente porque Mei articula sua extensão como uma nova camada de tempo. Mei conseguiu fortalecer o valor de ambos os edifícios, respeitando e preservando seu caráter existente.
A solução encontrada por Mei não implicava em repetir a conexão de vidro. Em seu lugar, propõe uma "nuvem" branca. A nova ponte, uma estrutura autoportante de aço e vidro, é revestida de aço perfurado branco. Motivos abstratos tridimensionais fazem referência aos adornos de ferro fundido originais das varandas do edifício e são incorporados nos painéis por meio de prensas de borracha. Para garantir a privacidade dos usuários, o que acontece no interior não pode ser visto de fora, mas os ocupantes podem desfrutar das vistas para a paisagem.
O desenho é medido por meio de uma nuvem de pontos e o modelo BIM é elaborado nesta camada de base escaneada. A ponte é reversível para permitir que os futuros proprietários possam removê-la caso seja necessário. O armazém também pode ser restaurado a seu estado original devido às aberturas feitas na fachada para que a ponte tenha as mesmas proporções que os caixilhos originais das janelas.